Introdução

 

 


• Para a sua própria segurança e a segurança dos seus pacientes, o profissional deve manter os registros relativos ao monitoramento da esterilização dos materiais utilizados no consultório.

• O registro sistemático de resultados permite ao profissional um maior controle e eficiência do processo de esterilização utilizado, permitindo o rastreamento dos resultados.

• A monitorização ideal é composta por uma associação eficiente de testes químicos e biológicos.

• Evidentemente, a frequência deste monitoramento depende de alguns fatores como: especialidade do profissional (grau de invasão dos procedimentos), número de ciclos de esterilização diários, direcionamento da biossegurança enquanto diferencial para fidelização do paciente.

• De acordo com as normas da ANVISA-Agência de Vigilância Sanitária, deve-se realizar no mínimo um teste biológico semanal e um integrador químico por ciclo no caso de Clínica Geral. Para especialidades cirúrgicas, estes testes devem ser realizados diariamente e para Implantodontia em todos os ciclos.

• Com este material, procuramos auxiliar o profissional a registrar e arquivar todos os resultados gerados no processo de controle de esterilização:
a) Resultados da análise do teste biológico (+ ou-).
b) Resultados das análises do integrador químico (Aceito e Rejeitado)
 
     
 
 
 

Teste Químico

 
     
 
Os integradores químicos fornecidos são os de uso interno, que reagem a todos os parâmetros críticos do processo de esterilização a vapor (temperatura, tempo e qualidade do vapor). Entre os testes químicos, este é o de maior precisão pois ele mostra um gradiente de resposta, fornecendo uma idéia da qualidade e segurança do ciclo. Neste tipo de integrador considera-se o avanço da substância na janela “Accept” e “Reject”, que serve de base para aceitação ou rejeição do pacote. Não permite contraprova como os indicadores biológicos, mas proporciona uma idéia qualitativa da efetividade do ciclo.
 
 
   
imprimir tabela (formato PDF)
  Caso não possua Acrobat Reader clique abaixo  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Página Principal